Um algoritmo é uma sequência de passos lógicos para se atingir um determinado objetivo. Exemplos clássicos de algoritmos fora da computação são: com trocar o pneu de um carro, fritar um ovo e o mais, clássico uma receita de bolo. Na receita de bolo, são seguidos uma sequência de passos para que o bolo fique pronto e suculento sem nenhum problema (objetivo). Na informática, os programadores ou desenvolvedores escrevem as "receitas de bolos" (algoritmos) de forma que o computador possa ler e entender o que deve ser feito ao executar o algoritmo. Para isso, é necessário uma linguagem de programação, como por exemplos: Java, C, PHP, ASP.Net, Pascal ou qualquer outra.
O grande problema para quem está começando é como dizer para o computador o que fazer. Por esse motivo, foi desenvolvido o VisualG, que é muito utilizado por pessoas iniciantes no mundo da programação, pois os seus comandos são todos em português facilitando o aprendizado e deixando o foco somente na lógica de programação.
A lógica de programação é fundamental para qualquer programador. Saber lógica, é saber se comunicar com a máquina a partir de uma linguagem de programação.
Algoritmo "soma dois números inteiros" Var Num1, Num2, Resultado: inteiro Inicio escreval ("Digite um número inteiro: ") leia (Num1) escreval ("Digite um número inteiro que será somado com o primeiro número: ") leia (Num2) Resultado <- Num1 + Num2 escreval ("O resultado da soma é : ", Resultado) fim_algoritmo